Cartão VEM Cidadão
A tarifa é mais barata¹, o embarque é mais rápido, é mais seguro que ter que andar com o dinheiro e permite a integração gratuita (até 1h do desembarque da primeira viagem) em qualquer linha do município de São José dos Pinhais, exceto as linhas Bairro a Bairro 1, 2 e 3 , porque sobrepõem (fazem o mesmo trajeto) às outras linhas da região norte da cidade, porém estas estão integradas com linhas da região sul (Sanjotur), conforme a matriz de integração.
¹- Regra exclusiva para linhas do município de São José dos Pinhais
A primeira via é de graça² . Em caso de perda, roubo, dano ou extravio será cobrado uma taxa de 8 (oito) vezes a tarifa vigente do município. Atualmente este valor é de R$ 15,00 (preço promocional).
² - Contrato de Comodato Concessão de uso
No Terminal Central e Terminal Afonso Pena.
Basta RG, mas informar o CPF, endereço, telefone e e-mail é uma forma de garantir segurança para os créditos do seu cartão, caso o cartão seja perdido, roubado ou extraviado, será mais fácil a identificação do usuário.
O cartão pode ser carregado nos pontos de atendimento, rede terceirizada, pela internet (site) acessando este link ou através do Whatsapp clicando aqui.
Nos pontos de atendimento físicos próprios do VEM (Terminal Central e Terminal Afonso Pena) o usuário pode carregar o valor que quiser.
No site, o valor mínimo da recarga que usuário pode carregar é de R$ 40,00 (quarenta reais).
Na rede terceirizada e via Whatsapp o valor mínimo é de uma passagem (R$ 4,60)
O usuário deve ir até a Central VEM com o cartão VEM cidadão. O valor integral desejado será carregado no seu cartão e os créditos já poderão ser utilizados nos ônibus na mesma hora. O pagamento pode ser com dinheiro, cartão de débito ou PIX.
Recarga via Site:
Acesse a página CLICANDO AQUI com o seu cartão VEM Cidadão em mãos. Será necessário fazer um cadastro para primeiro acesso.
Após se logar no sistema ir em "Faça seu pedido" -> "Recarga de Crédito". No campo "valor" digitar o valor desejado. Neste caso o valor mínimo é de R$ 40,00 (quarenta reais). Por fim clicar em "selecionar forma de pagamento".
Ao selecionar "boleto" e gerá-lo, ele poderá ser pago em qualquer banco, lotérica ou mesmo pelo home bank. Assim que o boleto for pago, aguarde 48 horas úteis e após a compensação do banco sua recarga estará disponível nos validadores, dentro dos próprios ônibus e/ou catracas dos terminais.
Recarga via Whatsapp:
CLIQUE AQUI ou adicione o nº (41)99961-3200 no seu whatsapp. Com seu cartão Cidadão em mãos, inicie uma conversa e siga o passo a passo. Depois de realizado o pagamento (que pode ser via Pix, cartão de débito ou cartão de crédito) a sua recarga estará disponível nos validadores, dentro dos próprios ônibus e/ou catracas dos terminais em até 24hrs.
A recarga fica disponível por 30 dias. Após este período o usuário deverá entrar em contato com o SAC da Central VEM através do telefone (41)3035-3075 ou através do e-mail atendimento.site@vemsaojose.com.br
Neste caso o usuário fez um pedido, mas não realizou o pagamento do mesmo. O problema pode ser resolvido pagando o boleto ou entrando em contato com o SAC da Central VEM através do telefone (41)3035-3075 ou através do e-mail atendimento.site@vemsaojose.com.br
Para realizar o bloqueio do cartão o usuário deve ir até um dos pontos de atendimento (Terminal Central ou Terminal Afonso Pena) com RG. Neste mesmo momento será feito o bloqueio do seu cartão no sistema.
Para realizar a 2ª via do cartão o usuário deverá pagar uma taxa de 8 (oito) vezes a tarifa vigente do município. Atualmente este valor é de R$ 15,00 (preço promocional).
Em até 48horas o crédito que constava na 1ª via do cartão será disponibilizada a bordo dos veículos e o crédito será transferido automaticamente para a 2ª via do cartão.
Ou seja, o usuário NÃO precisa mais retornar ao VEM para transferir o crédito da 1ª via para a 2ª via.
Se o usuário fizer apenas o bloqueio do cartão até às 23:00 horas, o mesmo ficará bloqueado já no dia seguinte, ou seja, não poderá mais ser utilizado e consequentemente não haverá mais débito do crédito do cartão.
Se o usuário fizer a solicitação da 2ª via do cartão, automaticamente a 1ª via fica bloqueada. Em até 48horas o crédito que constava na 1ª via do cartão será disponibilizada a bordo dos veículos e o crédito será transferido automaticamente para a 2ª via do cartão.
Ou seja, o usuário NÃO precisa mais retornar ao VEM para transferir o crédito da 1ª via para a 2ª via.
Você deverá entrar em contato com a Central VEM, pelo atendimento (fone: 41-3035-3075) fornecer o número do cartão e receber orientações de como proceder ou levar o cartão pessoalmente a um dos nossos pontos de atendimento para que nossas atendentes possam verificar.
Os créditos tem validade de 1 ano após a recarga. Passando este prazo, o validador informa ao usuário que os créditos terão validade por mais 30 dias (possível de reposição).
Neste período (30 dias) que o validador esta avisando: “possível de reposição”, o usuário pode ir até a Central VEM (Terminal Central e Terminal Afonso Pena) e revalidar os créditos por mais 1 ano.
Se o seu cartão ficar por mais de 1 ano sem utilização ele será bloqueado automaticamente por inatividade. Portanto não aceitará recarga a partir deste bloqueio e não funcionará temporariamente nos ônibus. Para desbloqueá-lo, você deverá levar o seu cartão ao Terminal Central ou Terminal Afonso Pena, onde será feita uma nova programação no seu cartão. Após feito isso você deve aguardar 24 horas para poder usar o cartão nos ônibus novamente.